NOTA DE REPÚDIO

 

O SINDICATO DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – SIMVET/RS, repudia as declarações feitas contra os Médicos Veterinários da região do Litoral Norte, e que tem sido alvo de ataques. Registre-se, que o Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado do Rio Grande do Sul –SIMVET/RS, na condição de representante da categoria destes profissionais que atuam no exercício da Medicina Veterinária e que exercem uma importância muito grande para a vida da população. Além de andar ao lado da Medicina Humana, principalmente quando o assunto é saúde pública e fortalecimento dos serviços veterinários oficiais.

 

Nesse particular, importante referir, por oportuno que a atuação assistencial e filantropa por parte dos médicos veterinários é permitida, mas não impõe obrigatoriedade aos mesmos de executarem tais atividades. Ressalta-se, que é vedado apenas que os profissionais se valham de tal atuação para angariar clientes e, assim, potencialmente induzir em erro os consumidores e desprestigiar a profissão.

 

Entretanto, os ataques direcionados aos profissionais Médicos Veterinários no Município de Xangri-lá, que não atuam de forma assistencial e filantropa, são causa de repulsa, tendo em vista que estes profissionais cumprem o papel institucional de garantir o respeito à legislação, bem como exercício legal da Medicina Veterinária.

 

E por se tratar de profissão voltada à garantia da saúde (compreendida a saúde animal, humana e ambiental – saúde única), os aspectos técnicos da atuação do médico veterinário devem prevalecer, razão pela qual o Código de Ética impõe limites à divulgação de serviços prestados de forma gratuita.

 

Neste cenário, temos que a medicina veterinária tem sua profissão regulamentada. Portanto, importante a valorização destes profissionais que exercem um trabalho técnico, ou seja, os profissionais médicos veterinários têm compromisso direto com a promoção do chamado desenvolvimento sustentável, a preservação da biodiversidade, a melhoria da qualidade de vida, e o progresso justo e equilibrado da sociedade humana.

 

Concluímos que o médico veterinário é um profissional indispensável para assegurar a saúde da população humana e animal, e que seu trabalho é fundamental para o desenvolvimento da humanidade no aspecto cientifico, nutricional, sanitário e em perfeito equilíbrio com o meio ambiente e com os animais que aqui habitam, primando pela ética e o aperfeiçoamento constante no exercício da profissão, eles contribuem diretamente para o desenvolvimento social e econômico.

 

Diante dos fatos elencados acima, o SIMVET/RS está preocupado em respaldar a atuação dos Médicos Veterinários junto aos Municípios, e valorizar estes profissionais, e lutar constantemente pela não precarização, bem como, proteger os mesmos contra ataques e ofensas.