Foi assinado na manhã desta quinta-feira, 21 de dezembro, o decreto que regulamenta a terceirização da inspeção de produtos de origem animal no Estado do Rio Grande do Sul. O ato contou com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori, além de representantes de entidades ligadas ao setor produtivo, industrial, das categorias dos veterinários e servidores da Secretaria da Agricultura. O Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS) esteve representado pela presidente Angelica Zollin.

 

Em sua manifestação, a dirigente lembrou que o sindicato foi uma das entidades mais atuantes para conciliar os interesses das indústrias com os da categoria e, fundamentalmente, aos do consumidor final. "Fomos uma das entidades que mais cobrou mudanças neste decreto. Inicialmente fomos contra ao projeto pela forma que foi apresentado. Sugerimos mudanças e aparamos as arestas. Mas ainda precisamos muito mais do que temos hoje", observou. 

 

Angelica também destacou o papel do setor industrial em se comprometer com as mudanças, mas acredita que com o apoio das entidades que compõem a representação de interesses das empresas poderão se resolver problemas históricos na cadeia produtiva. "Espero que a cadeia produtiva nos ajude, pois o nosso grande problema é a pressão aos médicos veterinários dentro das indústrias. Mas confio muito no nosso setor industrial gaúcho pelo profissionalismo que sempre desempenhou seu trabalho", ressaltou.

 

A PL 125/2017 foi aprovada no mês de agosto de 2017. Depois de muita discussão e mobilizações buscando entendimentos com o governo, parlamento e entidades representativas dos veterinários, o Simvet/RS sugeriu questões como a de que o inspetor veterinário só poderá ser removido do seu local de trabalho mediante pedido dele próprio ou com autorização do fiscal agropecuário, além da necessidade de regulação para o cumprimento da lei que estabelece a manutenção do salário mínimo do médico veterinário contratado para exercer a inspeção.