O Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS) trabalha desde 2013 junto à Assembleia Legislativa para a aprovação de projeto de lei que prevê a presença nos supermercados e hipermercados gaúchos de um médico veterinário como Responsável Técnico (RT). O PL 344/2015 visa dar maior proteção aos consumidores na questão da saúde pública, assim como oferecer um produto de qualidade e inócuo ao consumo.
O Simvet/RS reitera a necessidade da aprovação deste projeto devido ao episódio ocorrido com a Rede Zaffari e Bourbon que teve sua unidade de fatiamentos do Bourbon Assis Brasil interditada pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Porto Alegre após a constatação da presença da bactéria Listeria monocytogenes que pode causar danos à saúde individual e coletiva.
O sindicato destaca a importância da Medicina Veterinária para a vida da população, que anda lado a lado com a medicina humana, principalmente quando o assunto é saúde pública, englobando, neste caso, a segurança dos alimentos. Sendo o alimento necessário para a sobrevivência, imperativo que se encontrem medidas e programas para que os mesmos sejam seguros, não causando riscos à população.