Por unanimidade, os vereadores da capital aprovaram, nesta quarta-feira, 1º de dezembro, o Projeto de Lei 019/04, que cria 16 cargos de médicos veterinários para trabalhar no hospital veterinário municipal de Porto Alegre (RS). A sessão extraordinária foi acompanha nas galerias da câmara dos Vereadores pelos médicos veterinários aprovados no concurso realizado, em 2015 e por dirigentes do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS).
De acordo com Lisiane Moreira Matos, representante da Comissão de aprovados no concurso, essa decisão da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre representa um avanço para a saúde pública de forma geral. “Nosso sentimento é de muita satisfação porque essa decisão dos vereadores significa mais saúde para os animais e a população, disse.
No concurso realizado no ano passado, 117 médicos veterinários foram aprovados para uma vaga na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SMIC) e os demais para cadastro reserva. Levantamento apresentado pela comissão dos aprovados indica que Porto Alegre conta atualmente 25 cargos, o que representa um médico veterinário para cada 56 mil habitantes. Curitiba, por exemplo, com menor área territorial para cobertura e sem o advento da Secretaria Especial dos Direitos dos Animais, conta com 41 cargos, representando um profissional para cada 44 mil habitantes.
O assessor jurídico dos Simvet/RS, Denilson Prestes, que apoiou a longa batalha dos aprovados, acompanhou a votação na Câmara de Vereadores e comemorou com os veterinários a decisão dos vereadores. “Esta decisão unanime dos vereadores comprava a necessidade, urgência e legalidade da nomeação destes profissionais. Para nós dos Simvet/RS é uma satisfação muito grande ver esse projeto aprovado, pois estivemos presentes desde o inicio da elaboração do concurso”, lembrou.