Em meio às dezenas de convidados, lideranças comunitárias e autoridades, Loba e Donatela brincavam e passeavam pelos corredores do prédio onde animais como elas poderão ser atendidos e salvos a partir dos próximos meses. As duas mascotes foram as primeiras a visitarem a Unidade de Saúde Animal Victória (USAV), que está com o prédio pronto e com grande parte dos equipamentos do laboratório, banco de sangue, bloco cirúrgico e consultórios já instalada. Elas participaram da inauguração da estrutura física do primeiro hospital veterinário público municipal do Brasil.
A inauguração da Unidade de Saúde Animal foi realizada neste sábado, 26 de novembro. A USAV, que fica na Lomba do Pinheiro (estrada Bérico José Bernardes, 3489, parada 19), é voltada ao atendimento veterinário de cães e felinos abandonados ou pertencentes a tutores em situação de vulnerabilidade social. Os procedimentos realizados atualmente na Unidade de Medicina Veterinária (UMV), serão transferidos gradualmente à USAV, à medida em que forem agregados 16 novos médicos veterinários – selecionados em concurso público – e equipes de auxiliares e manejadores de animais. Para que a nomeação seja efetivada, tramita na Câmara Municipal o projeto de lei para a criação de vagas.
Localizada na Lomba do Pinheiro, na área da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda), a unidade atenderá animais de rua e de tutores inscritos no Cadastro Único do Governo Federal. Iniciado em abril de 2016, o projeto assinado pelo arquiteto Rodrigo Souza recebeu investimentos superiores a R$ 7 milhões por meio de doação. Este valor contempla cinco blocos cirúrgicos, quatro consultórios, UTI, setores de quimioterapia, fisioterapia, banco de sangue, farmácia, laboratório ambulatório, além de sala de recuperação para 150 cães e gatos e espaço de triagem para outros 120. Também terá salas para reuniões, copa e refeitório. Os primeiros equipamentos já foram instalados.
O diretor do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS), Alexandro Daura, representou a entidade na inauguração, que contou também com a presença do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e o empresário Alexandre Grendene, que destinou recursos para a obra.
Foto: Joel Alves/PMPA/Divulgação
Com informações da Prefeitura de Porto Alegre