O Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul, através da sua presidente, Angélica Zollin, participou, na segunda-feira (07), da assinatura do acordo de Cooperação Técnica celebrado entre Ministério Público do RS e demais signatários e apoiadores do Termo de Cooperação Operacional n.º 27/2014, com a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado do Rio Grande do Sul - FTIARS, objetivando dar continuidade a atuação conjunta na execução do Programa Segurança Alimentar.
A presidente do Simvet/RS destacou a participação decisiva dos médicos veterinários no andamento e consolidação do programa. “Os médicos veterinários são preponderantes na execução do Programa Segurança Alimentar, por serem eles os responsáveis pela inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal. Também são os veterinários que atestam pela qualidade dos produtos que são disponibilizados a população”. Angélica ainda faz um alerta: “O consumidor deve ler atentamente os rótulos dos produtos antes de compra-los e nunca adquira produtos vencidos ou sem procedência confiável”.
O Programa - surgiu em maio de 2014 do trabalho de um grupo formado por membros do Ministério Público do Rio Grande do Sul e outras entidades. O objetivo do Programa é assegurar que os alimentos cheguem ao consumidor em condições adequadas e adotar as providências necessárias para retirar de circulação aqueles considerados impróprios, autuando e processando os responsáveis por irregularidades, bem como alertar os consumidores sobre sua responsabilidade ao escolher os alimentos que irão consumir.