O Conselho Nacional de Saúde (CNS), em reunião na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apresentou as demandas trazidas pelo Pleno sobre a regulamentação dos profissionais de acupuntura e a documentação necessária para a realização da prática. A reunião ocorreu nesta quinta-feira (17) na sede da Agência, em Brasília.

 

A Comissão Intersetorial de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (CIPIC/SUS) foi representada pelo conselheiro Wilen Heil, que se reuniu com o diretor da Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, Ivo Bucaresky.

 

Como deliberação, foi determinado que a diretoria irá construir uma agenda de regulamentação para avaliar os critérios para atender aos pedidos do CNS. Bucaresky se comprometeu em discutir os desdobramentos, por meio da Nota Técnica emitida pelo Ministério da Saúde que orienta Estados e Municípios sobre as práticas de acupuntura.

 

Mariana Moura
Assessoria do CNS