O Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS) lamenta decisão da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa em relação ao aumento do orçamento para extensão rural na Lei Orçamentária anual 2016 do Governo do Estado.


Segue nota da diretoria sobre o assunto

Decepção

A falta de sensibilidade de boa parte dos deputados da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, associada ao descumprimento da palavra pelo deputado Marlon Santos, relator da referida Comissão, causou importante revés na luta liderada pelo SENGE, ASAE, SEMAPI e SIMVET pelo aumento de recursos para o orçamento da Extensão Rural incluído na Lei Orçamentária anual 2016 do Governo do Estado.

Vale lembrar que o Deputado Marlon Santos é o mesmo que já não havia incluído em seu relatório inicial a emenda favorável a ATER acordada no âmbito da própria Comissão de Finanças a partir do trabalho das entidades junto aos deputados, emenda esta posteriormente ratificada nas nove Audiências Públicas realizadas no interior do Estado e na Capital, oportunidades nas quais a Extensão Rural resultou como opção prioritária no orçamento do Estado. De que valeu a mobilização de milhares de pessoas nas audiências públicas? O que adiantou essas pessoas estabelecerem suas prioridades e depois não as verem contempladas?

Lamentamos informar que somente cinco deputados dos 12 que compõem a Comissão, se dispuseram a assinar o referido acréscimo ao relatório a ser enviado ao Plenário para votação no próximo dia 01 de dezembro . São eles: Luís Augusto Lara (PTB), Marcelo Moraes (PTB), Luiz Fernando Mainardi (PT), Enio Bacci (PDT) e Adão Villaverde (PT). Não apoiaram os deputados Alexandre Postal (PMDB), Frederico Antunes (PP), Liziane Bayer (PSB) e o próprio relator Marlon Santos (PDT). Por sua vez, os deputados Adilson Troca (PSDB), Tiago Simon (PMDB) e Silvana Covatti (PP) simplesmente se ausentaram no momento da votação.  Lamentavelmente a postura da maioria dos deputados foi contra a sociedade gaúcha que, claramente priorizou a Extensão Rural. Parece que eles não foram eleitos pelo povo gaúcho. Além disso, lamentamos também o descumprimento daquilo que havia sido acertado com o deputado Marlon.

Diretoria do SIMVET/RS