A inclinação pela área da saúde e a relação com animais, principalmente cavalos Crioulos, foram importantes para Rodrigo Teixeira escolher a profissão de médico veterinário. Conta que chegou a prestar vestibular para o curso de Medicina. “A proximidade com o campo desde a infância foi determinante para minha escolha profissional”, enfatiza.
Seu pai já lhe delegava desde pequeno algumas obrigações no criatório da propriedade rural da família. Rodrigo Teixeira se formou pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp) de Bagé, no Rio Grande do Sul, em 1999. Ele credita, além do conhecimento técnico, grande parte das boas experiências de vida profissional ao convívio com colegas e professores.
Depois de formado trabalhou como chefe de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Agricultura da Prefeitura do Chuí (RS). Posteriormente, em Porto Alegre, atuou na Assembleia Legislativa do estado junto à bancada ruralista, dando embasamento técnico para proposição de novas leis. Também esteve na Inspetoria Veterinária e Zootécnica da Secretaria Estadual de Agricultura do Rio Grande do Sul, em Santa Vitória do Palmar.
Em 2006 através de concurso, assumiu como inspetor técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Em 2011, foi convidado pela diretoria da entidade para o cargo que ocupa atualmente, de superintendente do Serviço de Registro Genealógico.
Teixeira afirma que tem muito orgulho do cargo que é uma representação técnica da associação junto ao Ministério da Agricultura, além de coordenar todas as questões que envolvem a raça como um todo. “Creio que trilhei até agora um bom caminho, todas as funções que assumi de certa forma me deixaram algo que uso até os dias atuais”, garante. Com o objetivo de consolidar-se nessa transição, está em fase de conclusão do MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
O médico veterinário Rodrigo Teixeira afirma que nasceu sendo um criador de cavalos, ao lembrar do convívio de infância com os animais e de frequentar a sala que hoje ocupa com o seu pai. Garante que está sendo preparada uma terceira geração de criadores, pois seu filho, Martin, segue os mesmos passos. “Sou realizado e creio muito na força do pensamento e preparação para chegar aos nossos objetivos”, conclui.