Gabriela Bicca da Silveira possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1998, e mestrado em Medicina Veterinária Tropical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), de Salvador (BA), em 2002. De 2000 a 2002, Gabriela foi bolsista pós-graduanda no Departamento de Nutrição Animal da Escola de Medicina Veterinária da UFBA.

De 2002 a 2005, ela foi professora da Faculdade Pio Décimo (FPD), de Aracaju (SE), onde coordenou o curso de Medicina Veterinária, foi responsável pela clínica de pequenos animais e pelo laboratório de patologia clínica, entre outros. Ela ainda trabalhou de 2004 a 2007 na Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e, desde junho de 2007, é fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Gabriela tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em defesa sanitária animal, e coordena, desde 2011, o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), que foi instituído em 2001 pelo Mapa com o objetivo de diminuir o impacto negativo dessas zoonoses na saúde humana e animal, além de promover a competitividade da pecuária nacional. “Acreditamos que as estratégias utilizadas até o presente momento foram adequadas e o combate à brucelose e à tuberculose deve ser um esforço organizado de todos os setores ligados à produção pecuária e à promoção da saúde pública”, completa.