Em vez de trotes violentos, os próximos formandos da Faculdade de Medicina Veterinária (Favet) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) deverão participar do Trote Solidário a arrecadar doações para o Banco de Alimentos, carro-chefe da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais. A atividade será realizada no dia 11 de abril, nas lojas da rede de supermercados Walmart. “O SimvetRS vem há muito tempo tentando fazer dos trotes algo positivo e construtivo e não punitivo, que expõe os alunos a risco e a perigo”, afirma a presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (SimvetRS), Maria Angelica Zollin de Almeida.

Na tarde desta sexta-feira, Maria Angelica participará de uma reunião na Favet para organizar a campanha. Além da dirigente, deverão participar o representante do Diretório Acadêmico da Favet Léo Paul, o estudante Bruno Campos e o médico veterinário José Manoel Fernandes, do Lions Clube Santa Flora, que é voluntário do Banco de Alimentos.

A participação dos alunos da Favet no Trote Solidário começou a ser alinhavada em outubro do ano passado, durante a visita de Maria Angelica às instalações do Banco de Alimentos, na Zona Norte da capital gaúcha. Desde sua criação, em 2000, a ONG já arrecadou e distribuiu cerca de 25 milhões de quilos de alimentos.

Somente em Porto Alegre, a cada mês são arrecadadas 250 toneladas de alimentos e atendidas 361 instituições beneficentes, o equivalente a 25 mil famílias, conforme o presidente da organização, Antonio Parissi. “A ajuda dos estudantes da Medicina Veterinária será de grande importância. Os jovens gostam muito de fazer esse trabalho e se sentem participativos na sociedade”, destaca Parissi, acrescentando que o Banco de Alimentos atende creches, hospitais, casas de passagem, casas de excepcionais, asilos e clubes de mães.