Os avanços do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) serão tema de uma das palestras promovidas pelo Sindicato dos Médicos Veterinários no Rio Grande do Sul (SimvetRS) durante o 5º Seminário do Leite: Qualidade e Mercado. O evento será realizado durante a Expoleite/Fenasul, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
A comissão que organiza o encontro realizou nesta quarta-feira (18/3) a segunda reunião para definir a programação do seminário, que terá como temas principais a qualidade do leite e mercado. O segundo tesoureiro do SimvetRS, Alexandro Daura, representou a entidade na reunião, na Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), em Porto Alegre.
O simpósio ocorrerá nos dias 28 e 29 de maio, no auditório da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seapa-RS), no Parque Assis Brasil, sempre pela manhã. Os nomes de alguns dos palestrantes já foram definidos. A médica veterinária Ana Lúcia Stepan, do Mapa, abordará o Programa Alimentos Seguros (PAS Leite), enquanto a médica veterinária Beatris Kuchenbecker, do Mapa, falará sobre os requisitos legais para exportação. O presidente da Cosuel, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, e a zootecnista Rosângela Zocal foram convidados para falar sobre a situação do mercado para o leite gaúcho.
Também participaram da reunião João Mílton Cunha, do Instituto Gaúcho do Leite (IGL), além do vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS, José Arthur Martins, e Andrea Troller P, da Faculdade de Medicina Veterinária da Ufrgs.