Há um mês e meio, a suplente de diretoria e médica veterinária Andrea Troller vem representando o Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (SimvetRS) no Conselho Municipal de Saúde (CMS), a instância deliberativa de planejamento, fiscalização e avaliação do Sistema Único de Saúde (SUS) de Porto Alegre.

 

As reuniões ordinárias do CMS são realizadas ao menos uma vez por mês, sempre à note, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Centro da capital gaúcha. As pautas, segundo Andrea, giram em torno da saúde, desde questões hospitalares a condições estruturais das unidades básicas de saúde, recursos humanos, materiais e financeiros. Até agora, a médica veterinária participou de dois encontros e ainda está se ambientando com o trabalho. Estou aprendendo sobre o funcionamento e a dinâmica do Conselho Municipal de Saúde, explica.

 

 A profissional lembra que os médicos veterinários integram os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e ressalta que a sua atuação no Conselho será baseada nas questões relacionadas ao NASF e à vigilância sanitária de alimentos, prioritariamente. Além disso, obviamente, na defesa dos interesses e do trabalho dos médicos veterinários na Secretaria Municipal da Saúde. Esta é uma área de grande importância e o conhecimento científico da Medicina Veterinária pode ser utilizado e explorado na sua potencialidade, destaca.

 

Andrea adianta que, na próxima semana, começará a se preparar para a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre. O evento, que tem como tema Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas - Direito do povo Brasileiro, será promovido pelo CMS e pela SMS, de 10 a 12 de julho, no auditório Araújo Viana. A Conferência tem por objetivo avaliar a situação da saúde, propor condições de acesso, acolhimento, definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde e fortalecer o controle social, salienta.