A nova diretoria do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (SimvetRS) foi empossada na última terça-feira (13/1). A solenidade ocorreu no auditório do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS), em Porto Alegre, e reuniu dezenas de pessoas, entre representantes de entidades ligadas ao setor primário e autoridades.
Maria Angelica Zollin de Almeida, que está em seu terceiro mandato como presidente, disse que, além de trabalhar em conjunto com as entidades dos médicos veterinários do Estado, quer se aproximar de sindicatos como o Senge-RS. “Estamos perdendo espaço para outras categorias e é preciso uma maior união. Temos muitas coisas em comum com essas entidades”, enfatizou.
A dirigente observou que o SimvetRS vem defendendo os interesses dos médicos veterinários gaúchos e lembrou que a entidade tem entrado com ações contra prefeituras do interior do Estado que não pagam o salário mínimo profissional e o adicional de insalubridade. “É uma tarefa árdua, porque ainda existe um certo ranço de que os médicos veterinários têm menos importância do que outras categorias”, reclamou Maria Angelica.
Ela adiantou que vai dar continuidade ao projeto SimvetRS na Estrada. Em 2014, foram realizadas visitas à Universidade de Passo Fundo e à Ulbra, de Canoas, para detalhar aos estudantes da Medicina Veterinária as ações da entidade. “Queremos explicar aos acadêmicos o que é o sindicato e o que nós estamos fazendo pelos médicos veterinários gaúchos”, acrescentou.
O vice-presidente Ricardo Capelli destacou que, em 9 de julho, o SimvetRS completará 34 anos de atuação e que a entidade representa mais de 7 mil veterinários. Ele também defendeu uma maior aproximação com as demais entidades dos médicos veterinários - Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS (CRMV-RS), Sociedade de Veterinária do RS (Sovergs) e Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-RS) - para superar os desafios. “Queremos, com isso, aumentar a nossa força e defender os interesses da categoria. A diretoria que hoje está assumindo sabe que terá muitos desafios, mas os superará, porque unidos somos fortes”, completou.
O deputado estadual Gabriel Souza, que se elegeu pelo PMDB nas últimas eleições, esteve presente na solenidade de posse. O peemedebista, que é o único médico veterinário na nova legislatura, garantiu que trabalhará representando a categoria. “Quero em meu mandato levar algumas pautas da profissão, como o bem-estar animal. Sou o primeiro veterinário na Assembleia nos últimos 20 anos e pretendo atuar com um olhar mais técnico sobre as demandas da profissão”, acrescentou, informando que o seu gabinete é a casa dos veterinários na Assembleia. Ele informou que pode até encaminhar projeto de lei a partir de demanda que sair das entidades.
Estiveram presentes o vice-presidente do CRMV-RS, José Arthur Martins, a secretária-geral do CRMV-RS, Glória Boff, a presidente da Anclivepa, Vera Lúcia Machado, a vice-presidente da Sovergs, Rosane Maia Machado, e o vice-presidente do Senge-RS, José Luiz Bortoli de Azambuja. Também prestigiaram a posse a diretora presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado do RS (Saergs), Andréa dos Santos, o presidente da Associação dos Servidores da Ascar-Emater (ASAE), Osvaldo Guadagnin, entre outros.