Com 75,15 quilos, a estreante AG Paraíso 39 Buddy, de cinco anos, da Agropecuária Paraíso, foi a vencedora na categoria vaca adulta, batendo outras oito participantes. “Só eu e minha esposa tratamos as vacas”, acrescenta Rafael Facco, sobre os cuidados dispensados na produção. O animal, que pertence a Rafael Facco e Matheus Facco Ravanello, chegou a Esteio com histórico de vitória na mesma categoria na Exposição de Três de Maio, realizada no mês de abril.
O presidente da Gadolando, Marcos Tang, destacou o fato da vaca ter produzido 10% do seu peso corporal em leite. “Com essa muito boa produção, ela comprova ser uma máquina de transformar comida em leite”, disse Tang, festejando a presença de novos criadores em Esteio.
Entre as sete inscritas na categoria jovem, o título ficou com Bickel Bikasa Blade, uma vaca três anos sênior, da Cabanha Santa Clara, com 61,650 quilos de leite. Nesta categoria ela também venceu no Concurso Leiteiro da Exposição de Três de Maio.
A propriedade foi a primeira a chegar com animais ao parque Assis Brasil, na última segunda-feira, depois de percorrer quase 500 quilômetros. “Chegamos antes justamente para a vaca poder se adaptar. E dias antes, na propriedade, já estávamos dando uma dieta diferenciada de silagem, ração e feno”, explica Clara Bickel.
A comemoração do título foi com o tradicional banho de leite. Para chegar ao resultado, são feitas cinco ordenhas, a cada oito horas, e descontadas as duas de maior volume.
CATEGORIA JOVEM
1º lugar- Bickel Bikasa Blade, cr e exp Bruno Bickel, Humaitá, RS. 61.650 kgs
2º lugar- C. Santa Clara D. Roese 16637 Vitoria, cr e exp Dieter Roese, Salvador do Sul, RS. 53.210 kgs
3º lugar- Bickel 312 Laurinha G W Atwood, cr e exp Bruno Bickel, Humaitá, RS. 45.680 kgs
CATEGORIA ADULTA
1º lugar- AG Paraiso 39 Buddy, cr e exp Rafael Facco e Matheus Facco Ravanello, Fortaleza do Valos, RS. 75.150 kgs
2º lugar- C. Santa Clara União 12193 Agostina, cr e exp Inacio Thums e Marcos Sganderla, Carlos Barbosa, RS. 68.440 kgs
3º lugar - AG Paraiso 211 Gabe, cr e exp Rafael Facco e Matheus Facco Ravanello, Fortaleza do Valos, RS. 63.350 kgs
Foto: Divulgação/Gadolando